Lariane, a primeira princesa que sonhava desde menina chegar ao posto de realeza, e Alice nos campos das coxilhas, em uma alusão à “Alice no país das maravilhas”, a garota sonhadora dos contos de fadas. Vamos embarcar nesta missão de saber o que as princesas imaginam da Festa de 2025?
A glamourosa realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão faz qualquer pessoa parar o que está fazendo para vê-la passar. Colírios para os olhos, afago no coração dos lageanos, visitantes e turistas. O sorriso, o andar, a simpatia, a autenticidade das jovens princesas de um dos maiores eventos históricos, culturais, artísticos, gastronômicos e folclóricos da região Sul do Brasil, são ingredientes para uma receita certeira: Lages como a anfitriã perfeita ao longo de 17 dias de festividades e 72 atrações na edição Raízes – 2025 [Tradição que se renova em Festa], de 6 a 22 de junho, programação à qual estão inseridos artistas de talento local e regional no Recanto do Pinhão Aracy Paim, no Calçadão da Praça João Costa; 23ª Sapecada da Serra Catarinense e 31ª Sapecada da Canção Nativa na Praça, e shows nacionais de Guilherme & Benuto, Fernando & Sorocaba, Dazaranha e Ondastral, Yasmin Santos e Corpo & Alma, no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior. A Festa Nacional do Pinhão é realizada pela Prefeitura de Lages e Fundação Cultural de Lages (FCL).

Com vocês, a empreendedora do mundo fitness, primeira princesa Lariane
Ela é querida, adorável e cativante. Lariane Rodrigues foi eleita primeira princesa no concurso de março deste ano, junto a segunda princesa, Alice Cunha Ramos, e à rainha Amanda Aparecida Bianchini Moraes. Empreendedora, Lariane possui uma loja online de roupas fitness, e atua como modelo fotográfico.
Lariane é natural de Lages, tem 20 anos e reside no bairro Araucária. Filha de Juarez Antônio Rodrigues e Vera Lúcia Rodrigues, a princesa tem dois irmãos – Jaqueline da Rosa e Diego Maradona Rodrigues e namora Lucas Frassini. Divide seu tempo entre afazeres profissionais, pessoais e de atenção a sua cachorrinha, a Mel.

Qual sua relação com a Festa do Pinhão?
“A Festa do Pinhão sempre fez parte da minha vida, desde quando era criança. Principalmente, o Recanto do Pinhão, que era onde meus pais mais me levavam. Tenho memórias afetivas de quando era criança, meu pai me levou ao show da turma da novela Carrossel. Eu me lembro como se fosse hoje, pois marcou minha infância.”
O que mais emociona você quando os assuntos são a Festa e a repercussão nas ruas?
“Atualmente, estando na realeza, o que me emociona é o carinho das pessoas conosco, os olhos das crianças brilhando, os elogios do povo lageano, o amor genuíno. É muito bom receber o carinho das pessoas, valorizo muito isto. Gratificante.”

O que toca seu coração a respeito de Lages?
“As minhas melhores lembranças são todas aqui na cidade, cresci aqui e carrego muitos momentos bons comigo.”
Sonho de menina: Lari conquistou título em seu ano de estreia enquanto candidata
“Este ano foi minha primeira vez de participação. Era um sonho desde menina, não esperava este resultado, me surpreendeu e me deixou muito feliz.”
As sensações na caminhada até aqui – Como foi, o que sentiu ao concorrer em 2025? Desde a decisão de concorrer, a inscrição, as seletivas, os treinamentos de história, cultura, postura e etiqueta, o desfile na Fundação Cultural de Lages (FCL), as provas de vestido, o desfile oficial, o resultado, os sentimentos depois do resultado, a torcida de familiares e amigos no Mercado Público
“Queria concorrer desde o ano passado, mas este ano realmente me senti preparada. Muitas vezes olhamos o glamour e não enxergamos a responsabilidade e maturidade que precisamos ter para representar uma Festa grandiosa e nossa cidade, estarmos a frente de algo grande. Foi maravilhoso desde o início, os aprendizados, conhecer pessoas especiais, criar laços. Foi muito emocionante e especial vestirmos os vestidos das realezas passadas, já tivemos a experiência de estar no trio antes mesmo do resultado. É emocionante ver as pessoas que amamos torcendo e vibrando por nós. Ouvir seu nome sendo chamado no resultado final é inexplicável e memorável, estou muito feliz por estar vivendo tudo isto.”
O que é a Festa do Pinhão para você, Lari?
“São lembranças que marcam, um patrimônio de todos da nossa cidade, é comemoração de uma história, de uma tradição, é memorável e única para todos nós.”
E Lages?
“É acolhedora, de um povo receptivo, de lugares lindos e de uma beleza rural incrível. Onde cresci, formei meus ideais, vivi muitos momentos bons.”
Como foi desfilar com vestidos de ex-realezas que deixaram sua marca em edições anteriores da Festa?
“É poder viver aquilo tudo antes mesmo de ser coroada. Sentir-se realmente da realeza foi uma experiência maravilhosa e emocionante.”
O aumento da idade limite de participação de 25 para 29 anos
“Achei super bom, para dar oportunidade a todas que sonham em representar nossa cidade.”
Rainha cantora do jingle oficial
“Nós amamos! Além de a voz feminina ser uma novidade, a Amanda segue e vive o tradicionalismo, então fez todo o sentido, principalmente com o modelo de Festa de 2025. Ficou lindo e não poderia ser diferente!”
Casal de gralhas azuis está diferente – imagem mais jovem, infantil
“Gostei bastante, ficou moderno e jovial, estava precisando renovar, sem perder a essência.”
Uma Festa de graça na Praça e no Estádio
“Achei muito legal a escolha dos locais e a gratuidade. Os meus pais, por exemplo, só iam no Recanto do Pinhão. Vai trazer acesso a todos, que é o foco principal deste ano, levar a Festa a todos os lageanos.”
Quais inovações você mais gostou?
“Com certeza, o foco no tradicionalismo, trazendo de volta, dando espaço e prioridade para o verdadeiro motivo da existência da nossa Festa, e também a questão dos shows gratuitos, da Festa ser totalmente para todos os lageanos.”
Rainha e princesas acarinhadas após a vitória
“Ganhamos patrocinadores maravilhosos, com profissionais incríveis, mimos e presentes também.”
Rotina transformada depois de eleita
“Felizmente, estou conseguindo conciliar minha vida pessoal e antes do título, com a rotina de Realeza. Está sendo muito divertido e leve apesar do cansaço. Só começou e estamos muito ansiosas para o que está por vir.”
Preparo de realeza
“Não temos uma agenda fixa, mas estamos sempre prontas para todos os compromissos.”
Por que é bom ser realeza?
“A Realeza nos traz várias coisas boas, uma delas é a visibilidade, o carinho das pessoas (melhor parte), e claro, a realização de um sonho. Mas, é muito mais que sobre nós, é sobre uma história, é a responsabilidade que chega de fazer as pessoas se sentirem representadas, fazer com que a Festa seja levada para as pessoas, de fato.”
O cansaço compensador!
“Quando entramos no concurso já temos de estarmos cientes que é cansativo. Que são dias e dias de trabalho. Mas, tudo vale a pena, são momentos únicos que não voltam mais e quero aproveitar cada momento!”
Os desafios calculados
“O maior desafio é que as pessoas se sintam bem representadas, este é o nosso objetivo. Que elas se vejam na gente e que nós possamos retribuir todo carinho sempre, pois é a melhor parte disto tudo! O olhar de admiração e abraços sinceros das pessoas da nossa cidade.”
Dias de princesa no salão de beleza para eventos
“São super divertidos. Têm dias que chegamos muito cedo para estarmos prontas na hora certa, chegamos e saímos juntas de lá.”
Os looks de um reinado ímpar
“O trabalho das meninas da La Unica Ateliê é impecável! Nós sempre nos surpreendemos com as criações e trabalho delas. Elas são incríveis! Pessoas e profissionais maravilhosas. Nós amamos tudo, nos divertimos muito nas provas, e temos muito carinho e gratidão pelo trabalho que elas fazem, pois sabemos que é por amor.”
Descreva, sob o seu olhar, os trajes
“Este ano é a primeira vez que a realeza usa calça jeans e chapéu. Sempre foi um sonho delas, e nós amamos por termos sido as primeiras a usar trajes assim! O chapéu tem muito significado e faz todo sentido para nossa tradição. O nosso traje com a saia roxa [lilás representa a feminilidade], e uma blusa de tule que carrega o pinheiro, detalhes lindos e cheios de significados; o pinheiro do lado esquerdo do peito significa o amor que temos pela nossa terra.”
O que sentiu ao usar o traje de passeio pela primeira vez?
“A sensação é de realização, de encanto.”
Vai ter vestido oficial, sim!
“Temos os trajes oficiais de passeio, usamos de acordo com cada ocasião, e para a Festa teremos o vestido oficial dos dias de evento. Vai surpreender a todos.”
Como imagina ser a Festa? A hora em que verdadeiramente iniciar
“O melhor possível, pois este ano teremos uma Festa épica e especial. A Festa será 100% para os lageanos, vai mobilizar a cidade toda, a cidade vai respirar a Festa. Com shows nacionais (gostei de todas as atrações) e com o foco principal no verdadeiro motivo de a Festa existir, nossa cultura e tradições.”
Nas redes sociais, o feedback mudou
“Tenho Instagram. Ganhei mais de três mil seguidores desde então. Ganhei novos seguidores e fiquei bem mais ativa após a coroação. Lá mostro minha rotina normal e da realeza. Vão encontrar a verdadeira Lariane, mostro o que vivo.” Instagram: @lariane.rodriguess.
E depois, a partir do dia 23 de junho?
“Não pensei nisto ainda… Deixarei a vida me surpreender.”
Vai dar saudade?
“De todos os momentos, eu e as meninas nos damos super bem, nos divertimos muito, apesar do cansaço é leve e uma experiência única.”
Antes de ser a primeira princesa da 35ª Festa Nacional do Pinhão, Lariane é uma jovem de 20 anos. Vamos conhecê-la melhor?
Hobbies?
“Musculação e viajar.”
Cor?
“Branca.”
Tipo de música na sua playlist?
“Sertanejo.”
Time?
“Flamengo.”
Maquiagem, como gosta?
“Gosto de maquiagens mais leves, de embelezamento, não de transformação.”
Tipo de roupa preferido?
“Roupas clássicas. Gosto de vários estilos também, dependendo da ocasião.”
Um prato e uma bebida?
“Quirera com feijão. Vinho”
Um clima?
“Verão.”
Uma crença?
“Minha religião, católica.”
Um lugar inesquecível já visitado?
“Rio de Janeiro.”
Anteriormente ao reinado?
“Trabalhava e ia à academia todos os dias.”
Uma saudade?
“Minha madrinha que faleceu há quatro anos.”
Um sonho?
“Ter minha família e uma vida profissional que me faça feliz.”
Um projeto de vida?
“Construir minha família.”
O que esta princesa deseja para sua terra Natal, Lages?
“Sucesso, prosperidade e que venha crescer cada vez mais.”
“Lages é única no mundo. Venha provar e comprovar por que Lages é tão especial. Tantas pairagens lindas e riquezas majestosas a sua espera. Você vai querer voltar mais e mais” – Primeira princesa da 35ª Festa Nacional do Pinhão, Lariane Rodrigues
A contemporânea e cortês princesa Alice
Quem conhece Alice já se encanta logo à primeira vista. Bem educada, afável, singela, bela. Caminha com tranquilidade pelas ruas de Lages, correspondendo aos chamados das pessoas, posando para fotos e acenando para quem está mais longe. Assim é a realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão. Abrigam em si a vocação do bem receber.
Estudante do curso de graduação de fisioterapia, a lageana Alice Cunha Ramos tem 18 anos e mora no bairro Vila Nova. Seus pais são a médica Viviane Mendes Cunha, e o técnico em radiologia e empresário, Gilberto Muniz Ramos.
A segunda princesa da Festa Nacional do Pinhão tem dois irmãos – Lucas Rafael, estudante e atleta da Associação Lageana de Natação (ALN), e Arthur Rafael, estudante e atleta de basquete da Associação de Pais e Amigos do Basquete de Lages (Apabla), e namora Victor, que é acadêmico de fisioterapia. Alice cuida de seus três gatinhos de estimação – Flora, Romeu e Rebecca.
Sua relação com a Festa do Pinhão iniciou na infância, e na pré-adolescência começou a assistir aos shows nacionais no Parque de Exposições Conta Dinheiro. “Sempre fui ao Recanto do Pinhão, e comecei a ir para a Festa com meus pais perto dos 12 anos.”
O que sentiu ao concorrer em 2025 e em todas as etapas do concurso?
“Foi tudo uma realização de um sonho, aprendi muito neste processo, pude conhecer pessoas incríveis, e agora posso aprender e viver muito mais representando Lages e a Festa.”
Estar no vestido de quem fez história
“Usar o vestido de ex-realezas foi uma iniciativa linda e muito significativa que resgatou as histórias que fazem a Festa ser o que ela é hoje, além de relembrar as realezas que estiveram à frente da Festa em todos estes anos.”
Quatro anos a mais para dar chance a mais mulheres no concurso da Realeza
“Esta mudança oportuniza a participação de todas as mulheres que têm o sonho de participar do concurso e tentar fazer parte da realeza.”
A cor lilás nos fantásticos trajes da Realeza 2025
“Ela traz a feminilidade da mulher sem deixar de lado a sua força e coragem em meio aos desafios.”
O novo cotidiano de Alice
“A rotina se tornou bem corrida com os compromissos da realeza e com os pessoais que já tinha antes, mas estou conseguindo conciliar estas duas versões de mim.”
Se desdobrar para dar conta do recado
“Ainda mantenho a maior parte da minha rotina indo para a academia, minhas aulas de balé e jazz, e a faculdade.”
Dias de salão para embelezamento aos eventos em Lages e Santa Catarina
“Geralmente bem corridos, mas sempre estamos juntas, conversando e compartilhando destes momentos juntas.”
Como é poder representar Lages Santa Catarina afora e acolher gente de todo o canto nos 17 dias de festividades?
“É uma honra poder estar à frente desta Festa tão importante e poder levar a nossa cultura e a nossa Festa para além da cidade e do Estado de Santa Catarina.”
E sobre as atrações regionais e nacionais escolhidas?
“Gostei bastante das atrações anunciadas, e estamos com grandes expectativas para as atrações regionais.”
Shows de graça e em lugares tradicionais de Lages – Praça João Costa e Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior
“Acredito que foi um ótimo jeito de valorizar o povo lageano.”
Uma rainha cantora como intérprete do jingle
“Adoramos e ficou lindo. A Amanda foi a pessoal ideal para o papel, já que vive realmente o tradicionalismo e a cultura serrana.”
E os novos mascotes? Gralhas azuis com um layout mais jovem e moderno
“Os personagens ficaram lindos e mereciam esta atenção e repaginada.”
Qual inovação mais chamou sua atenção?
“Gostei do destaque que o tradicionalismo ganhou por podermos mostrar realmente as raízes da Festa e de Lages.”
A repercussão do público ao seu reinado
“Estamos todas recebendo muito carinho de todos e sendo bem recebidas.”
Recanto do Pinhão para você?
“É o coração da Festa.”
E a Festa?
“O palco da cultura lageana e da Serra.”
Lages?
“Lages é lar, casa, aconchego, calor mesmo em meio ao frio da Serra.”
Suas esperanças para a Festa?
“Esperamos que esta seja uma grandiosa Festa, com muitas novidades que resgatam as raízes da nossa cidade e da tradição serrana. E que movimente a cidade como um todo, incluindo os turistas, mas também nós lageanos.”
Do que você vai sentir saudade?
“Dos momentos que estamos vivendo juntas, das conversas.”
Você quer conhecer mais sobre a lageana Lariane?
Seus hobbies?
“Leitura, escutar música, assistir filmes e séries.”
Cor preferida?
“Rosa.”
Uma princesa eclética
“Gosto de todos os gêneros, desde MPB [Música Popular Brasileira], samba, até o sertanejo e gaúcha.”
Um livro?
“Todos os meus, que são meus xodós.”
Seu time?
“Flamengo.”
Seu tipo de roupa?
“Roupas do estilo romântico.”
Um look?
“Vestido.”
Um perfume?
“Floral.”
Makes?
“Gosto de maquiagens que valorizam o que temos, sem mascarar nossas características naturais.”
Um prato?
“Macarrão ou qualquer massa.”
Uma bebida?
“Café.”
Uma mania?
“Dormir tarde.”
Um clima?
“Frio.”
Um ídolo?
“Meus pais.”
Um lugar inesquecível conhecido por você?
“Uma pousada linda em Gaspar, que visitei com a minha família.”
Gostaria de conhecer?
“Adoraria visitar a Europa.”
Um sonho?
“Ser bem sucedida.”
Se você desse uma caixinha de presente para Lages, o que haveria dentro quando Lages a desembrulhasse?
“Desejo que a cidade sempre prospere e sempre seja este lugar especial cheio de carinho e pessoas receptivas e amáveis.”
No Insta, mais faces de Alice
“Na rede social [Insta], mostro a minha rotina pessoal e os dias de realeza também.” Instagram: @alice_cr21.
“A querência de planaltos de Lages espera você para juntos vivermos dias de Festa e celebração. Venha conosco vivenciar o privilégio de presenciar os incomparáveis fenômenos da natureza e viver o toque sincero do abraço lageano. Você não pode perder.” – Segunda princesa da 35ª Festa Nacional do Pinhão, Alice Cunha Ramos
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Nilton Wolff e Diogo Schimitz