South Summit Brazil 2025 já nos preparativos da 4ª edição
Evento que acontece nos dias 9, 10 e 11 de Abril traz a resiliência climática como tema central e anuncia os primeiros speakers confirmados
O South Summit Brazil, um dos principais eventos internacionais e da América Latina voltados para o ecossistema de inovação e negócios, já vive os preparativos para sua quarta edição no país. No dia 30 de outubro, foi realizado o lançamento oficial em Porto Alegre, com a participação do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do Vice-governador, Gabriel Souza; do Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; e do Presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf.
A resiliência climática será um dos temas prioritários desta edição, que mais uma vez voltará os olhos do mundo para o Rio Grande do Sul, atuando como um dos vetores da inovação e da reconstrução do Estado após a maior tragédia climática do país. “Sustentabilidade, mudanças climáticas, ESG e impacto sempre foram temáticas transversais a tudo o que discutimos no South Summit Brazil. Seguiremos nosso propósito de ser um ponto de encontro do ecossistema e de geração de negócios, reunindo esforços e debatendo ações que tragam mudanças efetivas”, afirmou José Renato Hopf.
Na ocasião, a organização também anunciou os primeiros speakers confirmados para 2025. Entre eles, o especialista em resiliência climática e reconstrução urbana Thaddeus Pawlowski, Diretor do Centro para Cidades e Paisagens resilientes da Universidade de Columbia e um dos responsáveis pela reconstrução de Nova York após o furacão Sandy; a premiada empreendedora social britânica e fundadora da Sustainable Cities Global (SCG), Saeeda Ahmed; Pedro Mac Dowell, Fundador e CEO da QITech, primeira fintech brasileira participante da competição de startups do South Summit Brazil a alcançar status de unicórnio; a “shark” Cristina Arcangeli, CEO Group Arcangeli; Grazi Mendes, Diretora LATAM de Diversidade, Equidade e Inclusão na Thoughtworks; Guibert Englebienne, Co-Founder e Presidente LATAM da Globant, entre outros.
Armazéns do Cais Mauá recebem reparos
O South Summit Brazil 2025 segue o mesmo formato de sua última edição, ocupando quatro armazéns do Cais Mauá, em um total de 38.000 m² de área útil para receber o público estimado de 24 mil pessoas.
Em função da enchente que impactou Porto Alegre em maio, os armazéns vão precisar passar por reparos para que possam receber o público com toda segurança e infraestrutura necessários. A cheia do Guaíba deixou estragos no piso, que precisará ser refeito em algumas partes, assim como o sistema de esgoto e o guarda-corpo, que será reinstalado. Além disso, os armazéns vão passar por uma grande limpeza e algumas portas que foram deslocadas pela força da água, recolocadas no lugar.
“Vamos precisar fazer intervenções bastante importantes, embora elas não comprometam em nenhum nível as questões estruturais do espaço. A edificação dos armazéns está totalmente preservada, mas teremos de fazer investimentos em alguns itens que foram danificados pela enchente. O Cais Mauá é o berço do South Summit Brazil e traduz o espírito do evento. Vamos trabalhar pela sua recuperação e devolveremos para a cidade o espaço ativo e pronto para abrigar outras atividades”, completou Hopf.
Além da recuperação do Cais, o South Summit vem atuando em diferentes frentes na tentativa de restabelecer o ecossistema empreendedor da região, muito afetado pelas graves inundações. Em parceria com o Instituto Caldeira, a organização do evento doou 25 bolsas para o programa de desenvolvimento Invest Match. Segundo a fundadora e presidente do South Summit, Maria Benjumea, junto com as bolsas o programa prevê a oferta de mentorias e permite às startups gaúchas se prepararem para a busca por capital de investidores com ajuda dos maiores especialistas da área. “É um orgulho apoiar nosso querido ecossistema em um momento tão difícil, pois estamos muito conscientes das dificuldades que foram enfrentadas nos últimos meses. Por isso, é fundamental para o South Summit que as startups gaúchas possam fazer parte desta importante iniciativa do Instituto Caldeira, em colaboração com Badesul e BRDE”, concluiu Benjumea.
Startup Competition segue recebendo inscrições
A Startup Competition, um dos pilares do evento e que contou com a participação de mais de 2000 startups em 2024, segue com inscrições abertas até 20 de dezembro. Os empreendedores interessados em participar da competição que reúne startups do Brasil e do exterior, podem registrar suas candidaturas de maneira gratuita no site oficial.
Em 2025, o Startup Program vai oferecer para todas as startups inscritas a possibilidade de participar de uma jornada de desenvolvimento. Com o objetivo de gerar mais negócios e oportunidades de investimento e conexões, o Startup Program traz benefícios exclusivos com sessões de pitch reverso com venture capital renomados, matchmaking com investidores, mentoria especializada e créditos de desconto com parceiros. Além da participação no evento, as finalistas também poderão acessar uma rede exclusiva, com a possibilidade de reuniões 1:1 com investidores e corporações.
Sobre o South Summit Brazil
Ponto de encontro global entre fundos de investimento, empresas e startups, o South Summit Brazil desembarcou em Porto Alegre em 2022. Surgiu em Madrid há 12 anos e já movimentou 14 USD Bi captados pelas startups ao longo da Startup Competition. Na edição 2024, os 38 mil metros quadrados de área receberam 55 países, 3 mil startups, 800 speakers, 200 patrocinadores, 130 fundos de investimento, sendo 38 internacionais, e cerca de 900 investidores, o que movimentou USD 25 bilhões para investimento disponível para LATAM e USD 213 bilhões de fundos sob gestão. O South Summit Brazil é uma realização da Spain Startup e 4all, com correalização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da IE University.
Fonte: Ascom South Summit
Foto crédito: Trinta Dezessete – South Summit 2024