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Rede Café Cultura lança nova identidade visual e inicia rebranding em Florianópolis

  • (Fundadores do Café Cultura, Joshua Stevens e Luciana Melo (à esquerda) com os franqueados Betina Muniz e Vinícius Gregoletto / Foto: Divulgação)

Unidade do Villa Romana Shopping, primeira franquia da rede, marca o início da nova fase, com evento no próximo dia 4

A rede de franquias de cafeterias Café Cultura, uma das principais referências em café especial no Brasil, inicia uma nova fase com a modernização de sua identidade visual. A primeira unidade a receber o rebranding será a do Villa Romana Shopping, em Florianópolis (SC), por ter sido a primeira franquia da rede, aberta há 11 anos. 

Por isso, ela tem um grande valor simbólico, pois foi essencial para abrir caminho para a expansão do Café Cultura. Para marcar a data, a loja também passou por uma reforma completa e será reinaugurada em evento exclusivo para convidados no dia 4 de junho. 

A atualização da marca celebra os 20 anos do Café Cultura, completados no ano passado, e foi desenvolvida ao longo de um ano pela agência FutureBrand (SP). O projeto abrange conceito, posicionamento, arquitetura, cardápios, uniformes e a ambientação das lojas, reforçando a proposta de que o café é muito mais do que uma bebida, é uma jornada de sentidos e conexões.

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  A identidade visual anterior, que trazia a figura de um especialista com um moedor evoluiu para um ícone mais inclusivo: duas pessoas reunidas em torno de um método de café, simbolizando o espírito de encontro e as boas experiências proporcionadas pela bebida. 

Marca está ainda mais democrática, acolhedora e brasileira

     As cores preta e branca seguem como base, agora complementadas pelo laranja pontualmente na decoração das lojas e embalagens, trazendo mais leveza, dinamismo e calor aos espaços. A nomenclatura “Café Cultura” também ganhou maior liberdade, deixando de estar atrelada rigidamente ao símbolo para permitir novas possibilidades criativas.

  “A mudança veio da necessidade de atualizar e modernizar a marca, refletindo melhor o momento que estamos vivendo. Hoje, o Café Cultura está ainda mais democrático, acolhedor e brasileiro, sem perder a essência cosmopolita, humana e apaixonada”, explica Luciana Melo, CEO do Café Cultura.

O franqueado da unidade Villa Romana Shopping Vinícius Gregoletto, ressalta que a modernização reflete o compromisso do Café Cultura de estar sempre evoluindo. “Esse rebranding representa um novo capítulo, mais conectado com as experiências que queremos proporcionar aos nossos clientes em cada detalhe, do ambiente à xícara”, explica o empresário, que tem outra franquia da marca no centro de Florianópolis.

Valorização das cafezeiras é uma das causas da empresa

  Os valores que nortearam a trajetória da empresa foram ampliados com o novo posicionamento. Um dos principais destaques é a valorização das mulheres no universo do café — especialmente as cafezeiras —, uma das causas abraçadas pela rede. A brasilidade também ganhou mais força: o novo slogan, “(e)coar e (e)levar a cultura do café especial brasileiro para o mundo”, substitui as antigas frases em inglês, agora 100% adaptadas para o português nas lojas.

  Outra novidade do rebranding é a criação do personagem Coffee Hunter, inspirado no sócio e cofundador Joshua Stevens. Simpática figura já conhecida pelos clientes, Joshua agora aparece nas embalagens em “Dicas do Josh”, ensinando o público a apreciar ainda mais o café especial. Com o rebranding, o Café Cultura reforça seu compromisso de celebrar a cultura do café em todas as etapas — da colheita ao preparo, do aroma à apresentação — tudo cuidadosamente pensado para criar momentos de conexão genuína entre as pessoas.

Sobre o Café Cultura – (E)coar e (e)levar a cultura da apreciação de cafés especiais, sendo reconhecida como marca-referência no Brasil. Esta é a missão do Café Cultura, fundado em 2004 pela mineira Luciana Melo e pelo americano Joshua Stevens. A rede se dedica a oferecer ambientes acolhedores e experiências que valorizam o melhor do café e da gastronomia. Com a entrada no franchising em 2014, o Café Cultura iniciou uma trajetória de expansão que hoje totaliza 46 lojas em cinco estados (SC, PR, RS, SP e RJ) – sendo 22 delas em Santa Catarina – e a venda de mais de 5 milhões de xícaras por ano. A marca acumula premiações importantes, como “Melhor Café” pela Veja Santa Catarina durante 10 anos consecutivos, TOP 20 Cafeterias do Brasil pela Revista Espresso, Selo de Excelência em Franchising da ABF, maior rede de cafeterias do Brasil segundo o ranking Melhores Franquias e 4 Estrelas na avaliação da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Luciana Melo também foi homenageada no Programa Empreendedor do Ano Brasil, na categoria Winning Women.

(Fonte: Amplocom)

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