blog

Nova exposição de Luiz Bernardes marca os 150 Anos de Imigração Italiana no Brasil

Na próxima segunda-feira, 5, às 19 horas, na Alameda Rio Branco esquina com a Coronel Vidal Ramos, em Blumenau, será inaugurada a nova exposição em céu aberto de Luiz Bernardes e Castelo Engenharia, intitulada “LA GRANDE IMIGRAZIONE”.

A imigração italiana para o Brasil foi um processo significativo que se intensificou a partir da década de 1870, com o pico entre 1880 e 1930. Essa migração foi impulsionada por fatores como a busca por melhores condições de vida na Itália e a oferta de terra e trabalho no Brasil, especialmente nas lavouras de café.

Apesar dos primeiros imigrantes terem chegado ao Brasil Em 1874, apenas em 1875 eles chegaram ao Vale do Itajaí. A chegada oficial dos primeiros imigrantes italianos ao país é um marco histórico que transformou profundamente a sociedade, a economia e a cultura brasileira. Foi em 1875, que o navio “La Sofia” aportou em Vitória (ES), trazendo as primeiras famílias italianas como parte de um programa oficial de colonização.

leiasalao-topsociet

Posteriormente, outros milhares chegariam ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e, em grande número a São Paulo, onde contribuíram decisivamente para o desenvolvimento da cafeicultura, e mais tarde, da industrialização. Estima-se que entre 1875 e 1920, mais de 1,5 milhão de italianos tenham emigrado para o Brasil. Esses pioneiros trouxeram consigo não apenas sua força de trabalho, mas todo um conjunto de saberes, tradições e valores que se entrelaçaram à identidade brasileira.

Por tudo isso o artista Luiz Staedele Bernardes que, desde 2021, se dedica a grandes exposições em céu aberto distribuindo da forma mais democrática possível cultura e memória cultural, se une novamente a Castelo Engenharia, empresa fundada em 1982 pela família Voltolini, para contar essa história fascinante, e disponibilizá-la à comunidade em geral.

A exposição vai contar resumidamente a chegada dos imigrantes, suas tradições, sua culinária, sua cultura, sua crença, seu modo de vida e muito mais. Além dos painéis impressos com fotografias e textos, esta exposição contará também, com esculturas em ferro e luminárias especialmente desenvolvidas e criadas pelo artista.

Esta composição artística de Luiz Bernardes e sua equipe (Rafaela Hering Bell, Delnir Withoeft, Francisco R. Bernardes, Maikon Piaia e Juliano Pulga), tem a orientação e colaboração da guardiã maior de nossa  memória cultural, a Professora Sueli Petry, historiadora do Arquivo Histórico Ferreira da Silva de Blumenau, bem como outros colaboradores, entre eles, historiadores, professores, escritores e apreciadores dessa rica cultura e tradição.

O evento ocorre no dia 05 de maio de 2025, às 19hs, na Alameda Rio Branco esquina com a Rua Vidal Ramos e contará com  apresentação do Grupo do Canto Fratelli del Circolo   de Blumenau e todos estão convidados.

Luiz Staedele Bernardes

Artista plástico e designer, 73 anos, já participou de exposições individuais e coletivas, regionais, nacional e internacionais. Criador da “Maibaum”, inaugurada nos 162 anos da cidade. Escolhido pela Revista Casa e Jardim como um dos 20 do Brasil na arte da Decoração pela comemoração de seus 43 e 45 anos de edição especial em 1996 e 1997. Possui peças no Brasil e exterior. A partir de 2021 o artista se dedica a grandes exposições em céu aberto distribuindo da forma mais democrática possível cultura e memória cultural de forma acessível a todos.

Lira Circolo Italiano de Blumenau

Associação que promove e difunde a cultura italiana na região. O coral participa de eventos e apresentações para valorizar as tradições culturais italianas, como a Festitália. Além do coral, o Lira Circolo Italiano oferece outras atividades, como cursos de italiano, atividades recreativas e eventos culturais.

leiasalao-topsociet

Gostou? Então compartilhe