A Serra Catarinense foi palco, nesta terça-feira (17), da abertura oficial da Estação Inverno 2026. O evento, realizado em Bom Jardim da Serra, reuniu autoridades estaduais, lideranças regionais e representantes do setor turístico para apresentar as ações voltadas ao fortalecimento do turismo durante a temporada mais fria do ano.
O governador Jorginho Mello participou da cerimônia ao lado da secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, reforçando o compromisso do Governo de Santa Catarina com investimentos em turismo, segurança pública, mobilidade e infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento regional.
A iniciativa chega à sua quarta edição e integra a estratégia estadual de promover Santa Catarina como destino turístico durante todo o ano, valorizando os atrativos naturais, culturais e gastronômicos das diferentes regiões.
“Santa Catarina vive as quatro estações e possui potencial turístico o ano inteiro. Estamos fortalecendo essa vocação para atrair visitantes do Brasil e do exterior. A Serra Catarinense se destaca pela gastronomia, pelos vinhos de altitude e pelo turismo de experiência. Isso movimenta a economia, gera empregos e fortalece os municípios”, destacou o governador.
Com paisagens naturais exuberantes, turismo rural, gastronomia típica e experiências ligadas à natureza, a Serra Catarinense consolida-se como um dos destinos mais procurados do país durante o inverno. A Estação Inverno reúne ações de promoção turística, divulgação dos destinos catarinenses e fortalecimento da cadeia produtiva do setor, contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda.
Os resultados já demonstram o impacto positivo dessas ações. Dados da Fecomércio-SC apontam que a Serra Catarinense registrou, em 2025, o maior gasto médio por grupo de visitantes desde o início da série histórica, em 2017, passando de R$ 2.824 para R$ 3.550.
Entre as temporadas de 2025 e 2026, o Governo do Estado investiu R$ 25,5 milhões em projetos voltados ao turismo regional, incluindo infraestrutura turística, sinalização viária, qualificação de destinos e apoio a eventos locais. Os investimentos públicos contribuíram para estimular mais de R$ 500 milhões em investimentos privados na região.

A secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento econômico do Estado. “A Estação Inverno já se consolidou como uma das principais ações de promoção turística de Santa Catarina. Quando o turismo cresce, toda a economia cresce junto. Hotelaria, gastronomia, comércio e serviços são diretamente beneficiados, gerando emprego, renda e desenvolvimento regional”, afirmou.
Durante o lançamento, o Governo do Estado também apresentou as estratégias de segurança pública para o período de maior fluxo de visitantes. O secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Sinval Santos da Silveira Júnior, destacou que turismo e segurança caminham lado a lado para garantir uma experiência positiva aos visitantes.

Segundo ele, as forças de segurança atuarão de forma integrada, com reforço de efetivos, capacitação e ampliação do uso de tecnologia. A Polícia Militar já iniciou a Operação Inverno 2026, intensificando o policiamento ostensivo em áreas turísticas, rodovias e locais de grande circulação. A Polícia Civil ampliará o atendimento e as operações especiais nos municípios com maior movimento turístico, enquanto a Polícia Científica reforçará o suporte técnico e pericial.

O Corpo de Bombeiros Militar também ampliará sua atuação na Serra Catarinense, com reforço operacional em seus 18 quartéis da região, intensificando ações preventivas, monitoramento de áreas de risco e combate a incêndios florestais.
Outro destaque do evento foi a entrega oficial da revitalização da SC-110, no trecho entre a BR-282 e o município de Urubici. A obra contemplou 24 quilômetros de extensão e recebeu investimento de R$ 5,7 milhões, melhorando as condições de mobilidade e segurança para moradores, turistas e transportadores.

Além disso, o Governo do Estado reforçou o andamento de importantes projetos de infraestrutura na região, incluindo as obras da Serra do Corvo Branco, consideradas estratégicas para o fortalecimento do turismo, da mobilidade e da logística regional.
Com ações integradas de promoção turística, segurança e infraestrutura, Santa Catarina segue consolidando sua posição como um dos principais destinos turísticos do Brasil em todas as estações do ano.
Francieli Córdova, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Palmeira, o governador Jorginho Mello e Fernanda Córdova-Assessora Especial da Casa Civil do Governo de Santa Catarina, durante a abertura oficial da Estação Inverno 2026, evento que reuniu autoridades, lideranças e representantes do setor turístico para celebrar e fortalecer o turismo na Serra Catarinense
Alice Mara Rodrigues e Marciani Badziak em um momento especial no encantador Vistas da Mantiqueira, em Bom Jardim da Serra.Entre paisagens únicas, conexões e experiências inesquecíveis, celebrando toda a beleza e o charme da Serra Catarinense.
Confira a cobertura completa da abertura da Estação Inverno 2026 no Programa Top Society, exibido nesta segunda-feira pela TV Band, destacando os investimentos, as atrações da Serra Catarinense e os impactos positivos para o turismo e a economia da região.
