Após participar da 14ª edição da Semana de Design de São Paulo, com a performance “Derra-mar”, e instalação na Casa Docol, o artista visual e performer Jean Smekatz, participa do maior evento anual de design do mundo, no Loft Azul Milano, da Mostra brasileira do Fuorisalone.
O artista visual e performer catarinense, radicado em São Paulo, é um dos artistas convidados da Milan Design Week, edição 2025 e apresenta para o público na fachada de uma das primeiras fábricas de cerâmica de Milão, a série: “Campo de Cor Azul”, uma imersão poética que une a gestualidade do action painting à contemplação serena do color field, duas vertentes fundamentais do Expressionismo Abstrato.
A edificação onde obra está disposta, passou por um retrofit, hoje, abriga estúdios, lofts, ateliers de moda e espaços para eventos.
No conjunto, o Loft Fuorisalone por AzulMilano., empresa responsável e detentora do direito de comercialização do tesouro nacional brasileiro, que é o quartzito Azul Macaúbas.

Um espaço multicultural de promoção da união Brasil e da Itália.
A semana de Design de Milão, uma das maiores mostras de design internacionais, é composta por dois grandes eventos, o Isalone – Salão do Móvel de Milão, o maior evento do setor moveleiro do mundo, ponto de referência do setor de casa e mobiliário, e o Fuorisalone, que tem múltiplos projetos de cultura e abre as portas de alguns de seus locais históricos para numerosas mostras e exposições que ocorrem paralelamente ao Salão do Móvel.
O loft Azul Milano, está situado em Navigli, um dos bairros mais famosos de Milão, conhecidos por seus encantadores canais, repletos de bares, restaurantes, e galerias de arte e avida noturna vibrante, intensas durante a semana de design.
A programação do Loft AzulMilano, vai até o dia 13 de abril, sábado, com extensa agenda de eventos.
O Loft for reaberto em 2021, por Victor Niskier, arquiteto designer e curador brasileiro, como espaço de exposição multicultural entre Brasil e Itália, em 2024 a arquiteta de designer brasileira Mariana Monnerat, foi convidada para participar da exposição experimental de reabertura, Niskier e Monnerat se tornam curadores em conjunto em 2025, com programações FURIOISALONE.

Jean Smekatz
Jean Smekatz é um artista visual natural de Rio Negro, Paraná, que viveu grande parte da sua vida em Joinville, Santa Catarina, e atualmente reside em São Paulo. Sua jornada artística começou na infância, com a participação em grupos de teatro e dança, o que o levou a eventos de renome como o Festival de Dança de Joinville e a Mostra Paranaense de Dança.
Bacharel em Design de Moda, e cursou disciplinas em Artes Visuais pela Universidade da Região de Joinville (Univille), Smekatz aprimorou sua formação artística através de cursos livres e residências, como a Residência Artística Expressionismo Abstrato, conduzida por Ricardo Kolb, na Galeria 33, que atualmente o representa em Santa Catarina.
Além disso, Smekatz tem experiência em projetos culturais e de arte, incluindo a concepção do Carnaval para a escola de samba Príncipes do Samba, e performances notáveis como “Derra_mar” (2021), “Actus” (2022), e a série de intervenções “Trabalho de Corpo” (2023/24). Em 2024, ele apresentou sua primeira exposição individual, Energia do Gesto.
Atualmente, Smekatz integra o curso Pintura Pratica e Reflexão, orientado pelo artista Paulo Pasta, Cursa disciplina como aluno especial no programa de Mestrado da Eca-USP e atua como conselheiro da AAPLAJ e é diretor de comunicação do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke de Santa Catarina.

INFORMAÇÕES
Site Jean Smekatz: https://www.jeansmekatz.com/
Telefone: 47 99937 1016
Instagram: @jeansmekatz
Dom Comunica – Assessoria de comunicação
Telefone: 47 99612 3517
Instagram: @domcomunica